quinta-feira, 25 de outubro de 2007

PARECER SOBRE OPOEMA TRISTE BAHIA

Minha impressão sobre o poema é que, Gregório de Matos descreve uma Bahia triste, embora antes sendo uma Bahia rica tenha se tornado pobre por trocar suas riquezas por tantos negociantes e pelas drogas. Tornando-se assim “Triste Bahia.

LITERATURA BARROCA BRASILEIRA

Barroco foi a sintese da tentativa de unir o homem renascista com a tradição religiosa medieval. O homem barroco trazia consigo a dualidade resultante da fusão desses contrastes.
No Brasil foi introduzido pelos portugueses (1601-1768), foi um estilo apenas absorvido,pois não foi desenvolvido dentro do Basil.
Caracterisa-se por expressar a solidão e o sentimento de agonia de um homem dividido entre a razão e a fé.
Há na produção literária Barroca uma utilização de figuras de linguagem com metáfora e paradoxo, etc...
A linguagem é rebuscada e ambígua, de modo a apresentar a contradição e as tentativas de se conciliar duas vertentes tão diferentes e contraditórias como teocentrismo (herança medieval) e o antropocentrismo(herança renascista).

LITERATURA INFORMATIVA

O Brasil quando foi descoberto era uma terra totalmente desconhecida, nada sabia-se de suas características geográficas e nem de seus habitantes. E para obter maiores informações foram enviadas expedições de reconhecimento.
Eram escritas cartas com depoimentos, de navegantes, missioneiros e aventureiros que estiveram nas terras Brasileiras descrevendo suas belezas e riquezas.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

APRESENTAÇÃO

MEU BLOG LITERÁRIO

APROVEITE TODAS OPORTUNIDADES QUE A VIDA TE DÁ,

PORQUE AS VEZES NÃO TEMOS UMA SEGUNDA CHANCE.